Líderes de entidades paranaenses participam de missão de resíduos sólidos em Portugal

[av_textblock size=” font_color=” color=”]

InPAR integra o grupo organizado pela Fiep para conhecer sistemas de logística reversa europeus

Entre os dias 2 e 8 de dezembro, o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) participa da V Edição da Missão Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal, junto a um grupo de líderes de entidades paranaenses e empresários, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O objetivo do encontro é aproximar profissionais e interessados brasileiros do setor dos resíduos e de meio ambiente da Europa para uma troca intensa de experiências, especialmente com o caso português.

Segundo o presidente do InPAR, Rommel Barion, durante a semana serão realizadas visitas técnicas em várias cidades para que o grupo conheça ações de tratamento de resíduos e projetos de logística reversa. “Temos como exemplo a Sociedade Ponto Verde, em Portugal, que é semelhante ao InPAR, mas atingiu um patamar avançado, principalmente porque a realidade na Europa é diferente da brasileira nos aspectos social e educacional”, detalha.

Entre os temas abordados estão: planejamento, modelos de negócios e tarifário, tecnologias para gestão sustentável dos resíduos sólidos, reciclagem, coleta seletiva, gestão de fluxos específicos e de logística reversa, tratamento de resíduos perigosos, regulação da prestação dos serviços, saneamento ambiental, entre outras categorias de valorização e soluções sustentáveis na área ambiental.

O grupo organizado pela Fiep-PR tem como participantes o presidente do Sistema Fiep, Edson Luiz Campagnolo, o presidente do InPAR e do Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná (Sincabima), Rommel Barion, o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep, Mauricy Kawano, o presidente do Instituto de Logística Reversa (Ilog), Nilo Cini Junior, o presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), Rui Brandt, o presidente do Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar), Miguel Angelo Mores, e o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (Sinqfar), Marcelo Melek.

[/av_textblock]

[av_gallery ids=’4344,4343,4342,4341,4340,4339,4338′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’5′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’]

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se