Logística Reversa é tema de seminário em Curitiba

A capital paranaense foi palco de um debate importante no mês de novembro. Realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR), o 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa reuniu empresários, industriais e profissionais da área de produção e meio ambiente para debater a Logística Reversa (LR) no estado.

Realizado na Fiep Campus da Indústria, o 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa reuniu cerca de 600 pessoas que desejavam ouvir as considerações de especialistas a respeito da implementação da Logística Reversa no Paraná. As palestras tinham como objetivo abordar importantes temas relacionados ao assunto central, bem como fomentar o debate sobre o incentivo a sustentabilidade no setor industrial.

Para Antônio Carlos Bonetti, Secretário Estadual de Meio Ambiente, o debate ocorre em um momento oportuno. “Nós acabamos de concluir uma fase muito importante – a entrega do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Nele constam inúmeras informações que possibilitam o planejamento a curto, médio e longo prazo dos empresários. O Paraná ainda precisa avançar no que diz respeito à facilitação do licenciamento e, além disso, implementar, de maneira gradativa, um programa de incentivo fiscal que favoreça o aumento da adesão à Logística Reversa por parte das indústrias”, comenta.

Para Rommel Barion, presidente do Instituto Paranaense de Reciclagem, participar de um evento como este é de extrema importância, dada a preocupação com o meio ambiente. “É uma honra para o InPAR fazer parte da 2ª edição do Seminário Paranaense de Logística Reversa. Estar ao lado de nomes relevantes, debatendo os desafios e perspectivas para o setor industrial dentro de um panorama ambiental e da LR é fundamental para promover um desenvolvimento econômico sustentável no estado”, comenta.

Ainda segundo Bonetti, a parceria entre o Estado e organizações como o InPAR são imprescindíveis para que esse movimento continue crescendo. “É preciso trabalhar com parcerias fortes. O InPAR surgiu como uma possibilidade de fazer a ponte entre as partes envolvidas na questão da reciclagem e gerenciamento de resíduos. Unir o governo, os catadores e as indústrias será fundamental para o avanço do Paraná no que tange à Logística Reversa”, finaliza Bonetti.

Crédito: Arnaldo Neto
Crédito: Arnaldo Neto

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se